sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Galimimus


Copyright Brian Franczak



Gallimimus bullatus, copyright Andrey Atuchin Reconstrução de esqueleto de G.bullatus, crédito L. Kalla


Nome científico: Gallimimus bullatus (imitador de galinha).

Tamanho: 6 metros de comprimento e 3 metros de altura aproximadamente.

Alimentação: Onívora
.
Peso: Cerca de 250 a 400 quilos.

Viveu: Mongólia.

Período: Cretáceo.

Veja onde viveu o Gallimimus!Veja quando viveu o Gallimimus!
Descoberto em 1970 na Mongólia, mais precisamente no deserto de Gobi, o Gallimimus bullatus é um dos mais famosos "dinossauros avestruz" já descoberto. Ele chegava a medir até 6 metros de comprimento, era de dieta onívora, ou seja comia tanto plantas como carne e ovos de dinossauros e pequenos animais. Seu nome de origem latina significa "Imitador de galinha". Esse nome foi concebido por três paleontólogos e paleontólogas dois anos após o descobrimento do fóssil, os paleontólogos eram R. Barsbold, H. Osmólska e E. Roniewicz. A espécie G. mongoliensis foi nomeada mas nunca confirmada, segundo estudos era menor chegando a 4 metros e agora já é considerada como sendo outro gênero de ornithomimosauridae.
O galimimus tinha um corpo parecido com a avestruz em quase tudo, pequena cabeça, pernas longas e fortes para correr, bico desdentado, braços curtos com um a mão pequena e ao contrário da ave atual, anteriormente citada a cauda era longa. Usada para como contrapeso, a cauda ajudava na hora de correr, tanto para caçar quanto para fugir de predadores, pois o galimimus podia correr muito devido às longas pernas e poderosos músculos que eram muito bem distribuídos num corpo esguio. A possibilidade de que tivesse penas não é descartada, embora no fóssil nada demonstre ser penas.


Copyright M. Shiraishi
Sua velocidade exata é desconhecida mas sabe-se que corria bem, tanto que no famoso filme Jurassic Park ele aparece correndo num descampado, quando são atacados pelo Tyrannosaurus Rex. O Galimimus é famoso, inclusive aparece em várias coleções de brinquedos que reproduzem dinossauros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.